Harmonix, Rock Band e o Futuro da Música

Posted: 13 de setembro de 2009 by Finho in Marcadores: , , , ,
0

Desde a invenção do Napster e do compartilhamento de arquivos em P2P, a indústria musical vem sofrendo uma revolução. Primeiro, vieram as constantes ameaças de processos. Passados alguns anos, algumas empresas e artistas perceberam que ainda havia esperança de monetizar com o mercado.

A Apple provou que existe demanda para o download de músicas pagas com o criativo ITunes Store. Depois, foi a vez da banda RadioHead provocar a ira das gravadoras ao lançar o CD “In Rainbows” na internet, no sistema “Pague o quanto quiser”.

Nos últimos anos, ojogo Rock Band da Harmonix surgiu como uma alternativa muito interessante para o mercado musical. O jogo contém 80 músicas, mas existe a possibilidade de downloadar mais de 1000 músicas extras para jogar. A cada semana, a desenvolvedora do jogo disponibiliza na internet 5 novas músicas por 2 dólares cada. O dinheiro é dividido entre a banda e a Harmonix. Esse sistema já funcionava perfeitamente, mas a Harmonix resolveu ir um passo além...

Pensando no futuro, a empresa criou uma rede chamada Rock Band Network (RBN). Agora, ao invés de centralizar todo o processo, ela funcionará essencialmente como plataforma de distribuição. Basicamente, qualquer banda que quiser oferecer uma música para o jogo, pode fazê-lo de forma relativamente simples, sem necessidade de contato direto com a Harmonix e ainda escolher o preço do download. O contato entre a banda e os consumidores é quase direto. Todos os agentes saem ganhando. A Harmonix ganhará parte do dinheiro dos downloads, as bandas dividirão o lucro com a Harmonix, além de poderem distribuir suas musicas por um novo canal e os usuários terão acesso à um volume de músicas muito maior para o jogo.

Então vamos às famosas perguntinhas. Por que a indústria musical insiste em ameaçar os consumidores ao invés de se juntar a eles na busca por uma solução? Por que as pessoas gastam milhões na ITunes Store e gastaram em média, 16 dólares no CD do RadioHead, sendo que elas podem comprar as músicas de graça? Qual é a quantia que a RBN pode gerar? A RBN, o MySpace e outras novas iniciativas podem substituir o papel das gravadoras?

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Harmonix, Rock Band e o Futuro da MúsicaAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails