A geração coletiva de ideias mudando as relações de trabalho

Posted: 26 de janeiro de 2010 by Finho in Marcadores: ,
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A cada dia surgem novos gurus para dizer como será o trabalho no futuro. Dentre todas as tendências apontadas, destacam-se a grande migração de contratos permanentes para temporários e a possibilidade de trabalhar fora do escritório. Definitivamente, estou de acordo com esses dois fatores e ainda acrescento a colaboração para a geração de ideias. Por isso gostaria de relatar duas ideias "do futuro", mas que já ocorrem atualmente.

Descrição

O site Spudaroo possibilita a aproximação de empresas e usuários para a criação de planilhas de excel, apresentações em powerpoint e postagens em blogs. O método é simples: o soliciante posta a necessidade e o prazo acompanhado de um briefing e a remuneração que fornecerá ao escolhido. Os usuários, por sua vez, enviam suas sugestões e esperam o resultado que a empresa irá selecionar.

A grande crítica à esse modelo de negócio é o desincentivo ao aos criadores. Isso ocorre porque como apenas o vencedor recebe alguma premiação, muitas pessoas não se sentem estimuladas a criar e o mercado como um todo é prejudicado.

Para sanar esse detalhe, o site FreshlyBranded pensou em uma proposta similar, mas com um toque ousado. A empresa que posta seus projetos (acompanhados de briefings online) escolhe um valor para premiar não apenas a melhor ideia, mas as dez melhores ideias. Cabe também à empresa, escolher quantos dólares ficarão nas mãos do vencedor e qual valor será divido entre as outras nove sugestões. Dessa maneira, mais usuários se sentem motivados a enviarem suas propostas de nomes de produto, logos e slogans e o site aquece a demanda e o mercado de uma forma geral. Outro aspecto curioso do site é a possibilidade de ver os projetos enviados antes de mandar sua própria proposta criando um gigante brainstorm coletivo.








Implicações

Mercado
Infelizmente, acredito que esse "novo mercado" não movimentará muito dinheiro. Poucas grandes empresas se darão ao luxo de romper duradouros contratos com agências renomadas para se arriscar nas mãos de internautas que elas não podem ver. Com as grandes empresas presas a agências simplesmente pelo elevado custo de mudança, observamos frequentemente a entrega de jobs que atendem ao briefing, mas são carentes de criatividade e conteúdo.

Empresas
As pequenas empresas que apostarem no mercado colaborativo terão mais vantagens do que desvantagens. Cada projeto (FreshlyBranded) recebe pelo menos 10 propostas entregues no prazo, mas normalmente um número muito maior de sugestões é enviado. Além disso, a empresa recebe jobs de pessoas vindas de culturas, países e backgrounds diferentes por um preço que pode ser deliberadamente baixo. Por outro lado, a empresa não pode solicitar uma refação e é obrigada a pagar por uma das peças, mesmo que não se satisfaça com nenhuma. Outro agravante é o fato da empresa disputar o foco com outros jobs postados no site e caso o briefing não seja atraente ou o valor pelo job seja baixo, provavelmente o número de propostas não será muito maior do que 10 e elas não devem apresentar grande qualidade.

Criativos
Acho que asituação é mais ingrata para esse lado. Primeiro que a criação de um mercado paralelo deve abaixar o preço pago por um job. Se a moda pega, as agências terão que cobrar menos para concorrer com o novo mercado, e no próprio site os preços médios são baixos. Em compensação, o novo mercado sugere uma concorrência baseada pura e simplesmente no talento. Nesse darwinismo publicitário, os grandes criadores podem surgir sem trabalhar para uma agência específica no conforto dos seus lares ou ainda deixar de fazer um job cujo valor ou brefing não são atraentes.

1 comentários:

  1. Olá!
    Eu vou replicar este post no blog do meu portal.
    O link é: www.crowdlabore.com.br/blog
    Excelente post!

    Abraços,
    Edgard Arthur Michel

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