Midias antigas, Ideias novas

Posted: 21 de janeiro de 2010 by Finho in Marcadores: ,
0

Somos todos homicidas quando estamos tratando de meios de comunicação. Adoramos dizer que a TV matou o rádio e que a internet matará a TV e o jornal. Acho isso uma tremenda besteira, pois entendo que um meio pode alavancar o interesse pelo outro. O rádio estava em plena decadência e a internet possibilitou o seu ressurgimento com ideias inovadoras como o Pandora e a Last.Fm.

Fiz essa breve introdução para relatar um empreendimento alemão interessante que agrega a customização da internet com o prazer de ler um bom jornal físico. A empresa Niiu reuniu 17 jornais diários de âmbito nacional e internacional para oferecer escolha de conteúdo aos leitores. Eles possuem 24 páginas para preencher da maneira que desejarem e mais centenas de RSS online. Ainda existem perfis pré-escolhidos por temas como moda ou negócios. O papel do jornal pode ser customizado com nomes e cores diferentes, saudações, slogans e fotos pessoais e custa apenas 1.80 euros.






Essa ideia é bastante conveniente, pois uma pesquisa divulgada recentemente afirmou que as pessoas preferem ler algo físico do que utilizar o computador ou dispositivos móveis.

Dizer que os outros meios estão morrendo por causa da internet é desprezar a capacidade humana, pois conteúdo relevante e novos formatos publicitários podem surgir também no antigo rádio de pilha, no outdoor perto da sua casa, na tv e até mesmo no metrô e no ônibus que você pega todo dia. A verdadeira criatividade não enxerga discriminação de meios, mas sim junção. Acredite se quiser, em algum lugar desse planeta existe um empreendedor alemão feliz da vida com o jornal aos custos do choro de Rupert Murdoch.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Midias antigas, Ideias novasAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails