Estratégias de Preço | Clube Amostra Grátis e Sample Central
Posted: 22 de abril de 2010 by Finho in Marcadores: clube amostra grátis, estratégia, preço, troca, tryvesrtingSão Paulo está prestes a receber as duas primeiras lojas de Tryversting no país, o Clube Amostra Grátis e a Sample Central. Nessas lojas, o consumidor poderá testar produtos que ainda não foram lançados oficialmente no mercado. Muitas pessoas questionam como uma loja pode lucrar oferecendo produtos de forma gratuita e é isso que eu tentarei explicar.
Primeiramente, gostaria de pontuar uma pequena diferença técnica entre dois tipos de troca gratuita. O primeiro modelo abrange apenas dois players que realizam uma troca direta para benefício mútuo. Isso ocorre por exemplo, quando um canal esportivo negocia com uma empresa de material esportivo. O canal pode oferecer espaço publicitário e a empresa pode oferecer bolas, chuteiras e afins para fins promocionais. É uma permuta simples, sem que nenhuma das duas precise gastar dinheiro.
O segundo modelo é um pouco mais complexo. Ele engloba mais do que duas partes e a troca não é direta. É o caso de anunciantes, canais de tv aberta e telespectador. O anunciante negocia com os canais de tv aberta para expor os seus produtos.Contando com esse dinheiro, os canais podem produzir seu conteúdo e oferecer gratuitamente para um terceiro, o telespectador.
A estratégia de precificação das lojas de Tryvesrting pode ser vista como uma mescla de permuta simples com subsídio cruzado. São três players em questão: a loja, as empresas e o consumidor negociando trocas entre si.
A troca mais óbvia e direta se dá entre a loja e o consumidor, que paga uma taxa de inscrição para poder usufruir dos benefícios oferecidos pela loja. Outra negociação direta é estabelecida entre a loja e as empresas, que pagam para posicionarem seus produtos nas prateleiras da loja, assim como ocorre no varejo tradicional.
Por fim, o acordo mais interessante envolve as três partes em uma troca não direta. Ao oferecer gratuitamente produtos que ainda não foram lançados no mercado, a loja solicitará feedbacks dos consumidores. Essas pesquisas serão vendidas posteriormente para as empresas que contam com produtos na loja.
Em resumo:
Consumidor
Paga: Taxa de inscrição, resposta de pesquisas.
Recebe: Produtos inéditos
Empresas
Paga: Espaço na gôndola e pesquisas de mercado.
Recebe: Insights dos consumidores sobre seus produtos por um preço acessível e talvez uma pré-disposição à compra.
Loja
Paga: Custos relativos à construção e manutenção da loja.
Recebe: Dinheiro pelo espaço na gôndola e venda das pesquisas (empresas) taxa de inscrição (consumidores)
É um modelo interessantíssimo e atual de negociação entre diversos players, cada um com sua motivação e interesse.
Entenda melhor o Tryvertising e como funciona uma loja grátis em:
http://www.youtube.com/watch?v=NhTy5iXxPuY