Estratégias de Preço | Clube Amostra Grátis e Sample Central

Posted: 22 de abril de 2010 by Finho in Marcadores: , , , ,
1

São Paulo está prestes a receber as duas primeiras lojas de Tryversting no país, o Clube Amostra Grátis e a Sample Central. Nessas lojas, o consumidor poderá testar produtos que ainda não foram lançados oficialmente no mercado. Muitas pessoas questionam como uma loja pode lucrar oferecendo produtos de forma gratuita e é isso que eu tentarei explicar.

Primeiramente, gostaria de pontuar uma pequena diferença técnica entre dois tipos de troca gratuita. O primeiro modelo abrange apenas dois players que realizam uma troca direta para benefício mútuo. Isso ocorre por exemplo, quando um canal esportivo negocia com uma empresa de material esportivo. O canal pode oferecer espaço publicitário e a empresa pode oferecer bolas, chuteiras e afins para fins promocionais. É uma permuta simples, sem que nenhuma das duas precise gastar dinheiro.

O segundo modelo é um pouco mais complexo. Ele engloba mais do que duas partes e a troca não é direta. É o caso de anunciantes, canais de tv aberta e telespectador. O anunciante negocia com os canais de tv aberta para expor os seus produtos.Contando com esse dinheiro, os canais podem produzir seu conteúdo e oferecer gratuitamente para um terceiro, o telespectador.

A estratégia de precificação das lojas de Tryvesrting pode ser vista como uma mescla de permuta simples com subsídio cruzado. São três players em questão: a loja, as empresas e o consumidor negociando trocas entre si.

A troca mais óbvia e direta se dá entre a loja e o consumidor, que paga uma taxa de inscrição para poder usufruir dos benefícios oferecidos pela loja. Outra negociação direta é estabelecida entre a loja e as empresas, que pagam para posicionarem seus produtos nas prateleiras da loja, assim como ocorre no varejo tradicional.

Por fim, o acordo mais interessante envolve as três partes em uma troca não direta. Ao oferecer gratuitamente produtos que ainda não foram lançados no mercado, a loja solicitará feedbacks dos consumidores. Essas pesquisas serão vendidas posteriormente para as empresas que contam com produtos na loja.

Em resumo:
Consumidor
Paga: Taxa de inscrição, resposta de pesquisas.
Recebe: Produtos inéditos

Empresas
Paga: Espaço na gôndola e pesquisas de mercado.
Recebe: Insights dos consumidores sobre seus produtos por um preço acessível e talvez uma pré-disposição à compra.

Loja
Paga: Custos relativos à construção e manutenção da loja.
Recebe: Dinheiro pelo espaço na gôndola e venda das pesquisas (empresas) taxa de inscrição (consumidores)

É um modelo interessantíssimo e atual de negociação entre diversos players, cada um com sua motivação e interesse.

1 comentários:

  1. Entenda melhor o Tryvertising e como funciona uma loja grátis em:
    http://www.youtube.com/watch?v=NhTy5iXxPuY

Related Posts with Thumbnails