10 motivos para as empresas utilizarem redes sociais.

Posted: 20 de maio de 2010 by Finho in Marcadores: , ,
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Há pouco tempo atrás, escrevi sobre quais tipos de empresa não deveriam utilizar redes sociais. A estratégia de redes sociais requer tempo, dinheiro e recursos e a entrada precipitada sem um planejamento pode ter um fim desastroso.

Como qualquer outra estratégia de marketing, o uso da social media necessita de manutenção e uma visão clara do ambiente de negócios da sua empresa. Seus tweets, posts e comentários devem ser coordenados em direção ao seu objetivo final, que envolve estabelecer confiança, construir a marca e incrementar o volume de vendas.

Dito isso, a empresa deve discutir se os seus objetivos de marketing estão alinhados com a proposta das mídias sociais.Se a sua empresa não sabe as vantagens que as redes sociais podem oferecer, considere os seguintes pontos:

1 - Onde está o meu consumidor?
Empresas gastam fortunas com métodos tradicionais como pesquisas quanti, focus groups e testes de controle para encontrar os seus mercados principais - onde as pessoas estão mais inclinadas a comprar seus produtos. Ao estabelecer uma estatégia de mídias sociais, a marca poderá ver aonde os seus consumidores estão localizados e por onde eles andam. Isso pode ser feito com uma análise de grupos relacionados à sua marca no facebook ou a partir da observação de quais sites linkam para sua página em serviços de social bookmarking como o Digg ou o Stumble Upon. Esses dois caminhos te levam diretamente aos interessados pela sua marca.

2- Do que o meu consumidor gosta?…e o que ele não gosta?. Com a mídia social, as empresas podem descobrir facilmente o que as pessoas estão dizendo sobre elas, sobre seus concorrentes e sobre a indústria. Nas redes, sua empresa pode saber de antemão se um produto está adequado ou se ele precisa ser modificado. Esse aspecto é particularmente útil para empresas pequenas que não podem se dar ao luxo de gastar altas quantias com pesquisa de marketing.


3- Quais são os interesses do meu consumidor?
Independente do que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa, é importante saber sobre o que eles estão conversando, de forma geral. Quais são as suas motivações? Quais são os seus problemas? Para cada insústria, existem conversas acontecendo nesse exato momento. Uma estatégia de mídias sociais permitirá que sua empresa entre nesses diálogos a fim de oferecer soluções, levantar questões fundamentais e manter os consumidores em um estado de comunicação constante

4- Como posso apresentar a minha marca ao consumidor?
Criar uma página no facebook ou uma conta no Twitter é como se mudar para uma nova vizinhança. Sua empresa pode se apresentar, promover encontros e falar sobre tópicos de interesse. Em um curto período de tempo, novas pessoas devem se interessar pelo novo vizinho e o burburinho se espalhará pela cidade. Esse é um modo eficaz de criar conexões fortes que geram retorno em vendas.

5- Como posso expandir o meu alcance na direção do consumidor?
Até mesmo marcas estabelecidas podem estar deixando potenciais consumidores escaparem. Através das redes sociais, você pode descobrir em quais comunidades online os seus consumidores estão inscritos. Esses locais podem se tornar portais de maior audiência para os seus produtos. Não se esqueça que esses consumidores também podem gerar um grande boca-a-boca para sua empresa nessas comunidades. Ofereça concursos, amostras gátis e conteúdo diferenciado.

6- Como posso obter feedback do meu consumidor?
Uma grande vantagem das mídias sociais é a via de mão dupla. Enquanto grandes corporações estão pagando pessoas para receber feedback, sua empresa pode solicitar comentários e opiniões através de blogs ou perfís sociais de graça. Posteriormente, é o momento de levá-los em consideração para melhorar seus produtos ou sua imagem. QUando sua empresa ouve e responde às opiniões, sugestões e críticas ,as pessoas começam a se interessar.

7- Como posso fazer experiências com o meu consumidor?
nenhuma empresa quer lançar um produto ou conceito no mercado sem fazer um teste prévio. Sua companhia pode recorrer ao seu grupo de usuários nas redes sociais para descobrir quais membros estão dispostos a testar suas ideias e oferecer feedbacks valiosos em uma fase de pré-lançamento. A sua página nas mídias sociais reune pessoas naturalmente interessadas na sua marca, portanto é muito mais fácil encontrar possíveis testadores do que seria em um ambiente externo.

8- Como posso mostrar a minha personalidade ao meu consumidor?
O contato com os consumidores nas redes sociais tende a ser muito mais pessoal. Sua empresa consegue fugir da ausência de caráter, personalidade e proximidade ao mostrar a sua essência nas redes. Ao comentar, postar em blogs e iniciar a conversar, sua marca permite que os consumidores se conectem a ela. Esse relacionamento se fortalece com o tempo.

9- Como posso ser acessível para o meu consumidor?
Nas redes, Fãs, amigos e seguidores têm acesso direto à sua empresa. Nos tempos pré-midias sociais, os consumidores tinham que se relacionar com empresas que eram vistas como indisponíveis e burocráticas. Agora, as empresas tem a possibilidade de responder aos anseios de cada consumidor mostrando que sua opinião é valiosa.

10 - O que vou compartilhar com o meu consumidor?
Através das mídias sociais, sua empresa pode criar diversos conteúdos e colocá-los em um lugar só. Produza vídeos e podcasts, escreva artigos e posts e uploade para que todos possam ter acesso. Sua marca pode se comunicar de forma irreverente e inventiva porque não existem regras para atingir sua audiência. Dessa maneira, você pode tentar atingir a todos. Compartilhar também é uma forma de convidar os membros da sua comunidade a compartilharem de volta, oferecendo links de interesse que podem ser úteis para a sua empresa

Existem vários benefícios que as mídias sociais podem trazer para o seu negócio. Desenvolver uma estratégia significa pensar nas suas metas para o ano e determinar como as redes sociais se encaixam nesse contexto.

Os consumidores já estão por aí, estabelecendo diálogos nas mídias sociais com ou sem a sua presença. Você pode escolher entre participar ou não. Mas quando você pensa no potencial de marketing que as mídias sociais oferecem, se torna razoável conhecer, refletir e explorar as suas possibilidades.

1 comentários:

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