0

Um tipo muito interessante de site que surgiu com a Web 2.0 mas terminou sendo ofuscado pelas redes sociais foi o mash-up. Resumidamente, são páginas que misturam outras páginas, montando algo novo, útil (ou apenas engraçado) e diferente, que os sites misturados não conseguiriam proporcionar separadamente. O exemplo mais conhecido é a do Chicago Crime, que junta os dados de crimes (tanto oficiais quanto de notícias) e o GoogleMaps, gerando um mapa da criminalidade da cidade.
Considero os mash-ups interessantes por 4 motivos: Sinergia – colocando sites diferentes juntos, um mash-up cria algo maior do que a soma destes separados; Diversidade – ao abrir sua plataforma para programadores externos, um site (como o GoogleMaps, por exemplo) possibilita que coisas inimagináveis surjam: é a manifestação da crença na criatividade da web e de sua comunidade e da humildade em admitir que nem tudo de genial vem de dentro da companhia; Long-Tail – com a facilidade de criar mash-ups, alguém pode produzir algo muito útil para um grupo pequeno e específico, que nunca teria essa ferramenta se dependesse do proprietário da plataforma para desenvolvê-la; Ganha-ganha – quando se constrói um mash-up todos ganham: além da própria página e de seus usuários, os sites que foram misturados também ganham visibilidade, audiência e utilidade (quantas pessoas usariam os dados criminais de Chicago antes?).

 Centauro, Pégasus, Quimera... Os mash-ups fazem parte da imaginação do homem desde a mitologia

Elenco aqui os mash-ups mais interessantes que vi ultimamente:
Mezzoman – O site calcula o melhor ponto de encontro entre dois (ou três) lugares diferentes. Além dos endereços, o usuário coloca onde quer se encontrar (restaurante, posto de gasolina, etc).
Portwiture – O site monta um painel com fotos do Flickr baseado nas palavras mais usadas de uma conta de Twitter especificada pelo usuário. Muito interessante, mas para quem escreve em português o site não funciona perfeitamente.
Pop ularity – Misturando dados de sites sobre música e usando o GoogleChart, este site desafia o usuário a dizer qual é o mais popular entre dois cantores. O usuário escolhe um estilo musical ou usa sua conta na last.fm
Twitter Venn – Site que usa todas as mensagens do Twitter para gerar gráficos de Venn (aqueles de intersecção) de 3 termos especificados pelo usuário. Pode ser útil para algum estudo ou servir apenas de curiosidade.
Gaza Conflict – Conectando o Youtube e o GoogleMaps o site disponibiliza vários vídeos sobre o conflito de Gaza e mostra onde eles foram produzidos, ajudando a entender a visão que é difundida em cada parte do mundo.
Lost Map – Para os (ex)fãs da série Lost, este site trás a localização de tudo que aconteceu na série. Impressionante como os personagens rodaram o mundo.
Popular Baby Name – Não sei onde conseguem os dados, mas o site mostra quais os nomes mais comuns em vários países. Também é possível procurar um nome e ver onde ele é mais comum. Não é muito útil, mas pode ser curioso.
Live Plasma – Conectada à Amazon, esta página permite que o usuário procure por um filme, ator, diretor ou banda e veja a o que ela está ligada.
Legistalker – Juntando conteúdo de sites de notícia, Twitter e Youtube, esta página se propõe a ajudar o eleitor americano a se informar sobre tudo que se passa no congresso dos EUA.
Bible Map – Localiza no GoogleMap onde aconteceu cada versículo do velho e do novo testamento, além de somar quantas vezes cada região é citada no texto.
Real World Racer – Joguinho no GoogleMaps no qual o usuário define dois endereços e disputa uma corrida, contra o computador, pelo trajeto calculado.
Where in the World is Loira do Banheiro? – Outro mash-up de pouca utilidade mas de bom humor. Coloca no mapa todos os relatos (alguns deles muito engraçados) da famosa e assustadora “Loira do Banheiro”.
Safe2Pee – Ainda em desenvolvimento, o site contém uma lista de banheiros públicos e monta um mapa deles na cidade especificada.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Misturando a web: 13 mash-ups interessantesAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails