Cajón: O instrumento musical redescoberto

Posted: 30 de junho de 2010 by Finho in Marcadores: , ,
0

Nas diversas matérias de tecnologia que leio, existe uma tríade de tendências que é constantemente apontada: Menos funções, menos tamanho e maior duração da bateria. O lançamento do IPad é um exemplo típico que segue esses mandamentos à risca. Independentemente se essas tendências realmente irão se confirmar ou não, acredito que as pessoas estão cada vez mais receosas em comprar algo muito grande e que pode se tornar obsoleto ou sem graça rapidamente.

Pensando nessas questões, descobri recentemente um instrumento musical ainda não tão difundido por aqui, mas que apresenta características bem interessantes. O Cajón é prático, simples e polivalente.

O instrumento tem uma origem que mescla dois locais conhecidos pela sua musicalidade: Perú e África. Parece que na época da colonização do Perú, as batucadas eram uma atividade comum entre os escravos africanos. Entretanto, com o passar do tempo, os instrumentos de percurssão foram confiscados pelos colonizadores espanhóis, pois acreditava-se que eles conseguiam evocar forças sobrenaturais.


Para contornar essa proibição, os escravos desenvolveram um objeto com uma perspicácia invejável. Não é exagero, já que até os dias de hoje, quem vê um Cajón pela primeira vez se impressiona com a intensidade e a diversidade de sons que uma caixa da madeira pode proporcionar. À época da colonização, a invenção matava dois coelhos com uma cajadada só: O Cajón era construido nas próprias caixas de madeira contendo mercadorias que os escravos carregavam de um lado para o outro. Dessa maneira, eles eram capazes de enganar os colonizadores e continuar a portar instrumentos que realizavam sons de percurssão. O Cajón também servia como banquinho para a pesca e outras atividades similares.

Nos dias de hoje, nossa vida é muito mais fácil, mas esse fato não exclui a polivalência do Cajón. Ele acompanha quase qualquer instrumento e se adapta a diversos tipos de ritmo como flamenco, rock, mpb, samba, reggae, samba-rock, funk. As variações de grave/agudo e o som potente da caixa e do bumbo fazem com que ele possa ser utilizado como uma "falsa bateria" ou até mesmo para solos de batucadas à la Stomp. Na parte não musical, o Cajón pode ser usado como um "banquinho" extra que muitas vezes faz falta em situações de pouco espaço.

Tenho ouvido diversos depoimentos de músicos que adotaram o Cajón porque têm problemas para armazenar/transportar uma bateria completa. Além disso, entendo que, diferentemente de uma bateria comum, o Cajón tem uma identidade muito mais marcante e única. Cada um deles, apresenta uma sonoridade sutilmente distinta de outro e dessa forma, a junção de vários Cajóns simultâneos também nos traz um resultado bastante agradável. Outra característica importante é que o instrumento não amedronta os principiantes. Devido a sua simplicidade e semelhança com batucadas em partes do corpo, o Cajón é bastante convidativo para iniciantes que desejam arriscar algumas batidas potencializando a interação social.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Cajón: O instrumento musical redescobertoAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails