Streaming em 1080p e a Morte do Bluray

Posted: 8 de junho de 2010 by Finho in Marcadores: , , , , ,
0

Depois de certa enrolação, resolvi dedicar um tempo para me inscrever no NetMovies. Minha primeira experiência com o "Netflix brasileiro" foi muito positiva. O site é intuitivo e amigável, os preços são justos, o catálogo de filmes é extenso e a entrega é feita de forma muito rápida. Entretanto, o tema que proponho nesse post não é o serviço principal do Netmovies, mas sim um produto secundário que a empresa oferece.

Dentro do site, o usuário tem a possibilidade de assistir gratuitamente filmes inteiros, com legenda, sem precisar baixar nenhum arquivo. Ou seja, basta apertar o play e se ajeitar na cadeira. O streaming acontece sem interrupções e a qualidade é bastante razoável para ver em notebooks ou PCS.

Pois bem, considerando que alguns sites já possuem uma estrutura adequada para realizar o streaming de vídeos com uma resolução mediana e que a velocidade da internet cresce exponencialmente em um período curto; Quanto tempo ainda vai demorar para começarem a fazer streaming instântaneo de conteúdo em 1080p?

Se você acha que ainda vai demorar muitos anos, faça um exercício: Pense na velocidade média da sua conexão há alguns anos atrás e faça um comparativo com os dias de hoje. E para os que dizem que a experiência de assistir um filme no notebook não se compara a ver na sala, vale lembrar que isso pode ser resolvido tranquilamente com a aquisição de um cabo HDMI que permite que você transmita diretamente o conteúdo do seu computador para a televisão.

No ano passado, a Microsoft apresentou um serviço que será comercializado em um futuro próximo. A partir da rede do videogame XBox, o consumidor poderá pagar pelo streaming de filmes em 1080p. Não haverá a necessidade de ocupar espaço no HD ou ter um aparelho que reproduza BluRay.

O que quero dizer é que o nosso modelo atual de possuir um aparelho e ter que comprar CDs físicos está com os dias contados. Talvez tarde um pouco a acontecer no Brasil, mas nos EUA já é uma realidade.

Veja a situação atual do BluRay. Por algumas desavenças comerciais com os estúdios, ainda não existe uma grande quantidade de filmes disponíveis no mercado. No Brasil, os filmes e o aparelho ainda tem um preço bastante elevado assim como a própria mídia. Por outro lado, diversos lares brasileiros já contam com televisores preparados para receber conteúdo em 1080p e o internauta brasileira já possui grande familiaridade com a visualização de filmes na internet.

Resumidamente, nós já somos preparados para receber conteúdo (filmes) em alta definição, mas ainda não estamos felizes com a forma como ele é oferecido. Fora os fatores já mencionados, muitas pessoas ainda não estão dispostas a abrirem mão de toda suas coleções de DVDs e transformar todos os títulos em BluRay. Ainda que todos os títulos estivessem disponíveis em BluRay, esse processo seria muito custoso.

O que acontecerá daqui pra frente em nosso país é uma corrida desenfreada das empresas interessadas na fomentação do BluRay contra o aumento da largura da banda e de sites que oferecem streaming instântaneo. Mesmo que esses sites cobrem pelo streaming, ele chegará a um preço muito mais acessível do que o cobrado atualmente.

Com a curva de aprendizagem e o aumento da tecnologia, o BluRay deve contar com uma grande redução de preços, tanto nos CDs quanto nos aparelhos, mas ele nunca será capaz de combater o preço cobrado em um ambiente virtual. E quem ganha com isso somos nós.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Streaming em 1080p e a Morte do BlurayAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails