Vivo e o Gol 1284 de Pelé

Posted: 17 de junho de 2010 by Finho in Marcadores: , , , ,
1

Estamos em um mês em que a Copa do Mundo de Futebol aparece na televisão quase 24 horas por dia. A maioria dos programas esportivos dedica grande parte de sua pauta para cobrir o evento e diversas empresas de diferentes tamanhos e setores resolvem apostar no esporte bretão para chamar a atenção do público.

O problema dessa movimentação é que muitas marcas que nunca se associaram ao futebol resolvem, de uma hora para outra, comunicar seu apoio ao esporte e à seleção brasileira. Esse fato acaba por gerar muita confusão na cabeça do consumidor que frequentemente não consegue distinguir uma empresa da outra, conferindo pouquissimo awareness para a marca.

Em meio a um punhado de anúncios que apelam para pouca criatividade, a Vivo criou um dos filmes futebolistícos mais tocantes dos últimos tempos. A peça é uma homenagem ao Pelé e por consequência, uma homenagem à todos os torcedores que são apaixonados pelo jogo.

O filme “1284 foi criado pela Y&R e produzido pela O2 Filmes. Na trama, o Rei do Futebol de volta aos gramados para realizar um sonho: marcar um último gol com a camisa da Seleção Brasileira no Morumbi, contra a Argentina aos 70 anos.

A campanha é eficiente por dois motivos principais; Primeiro porque a Vivo é patrocinadora oficial da seleção brasileira e portanto, a associação Vivo+Futebol não é algo pontual, mas sim uma campanha consistente e duradoura.

Além disso, a própria história do filme demonstra que a marca teve muita cautela ao abordar o tema. Essa cautela é extremamente necessária, pois estamos tratando de um assunto emocional para milhões de pessoas. É um contraponto às visões de futebol simplistas, imaturas e praticamente incapazes de cativar exercidas por empresas como a Brahma, o Ponto Frio, entre outras.

A iniciativa faz parte da plataforma Eu Vivo a Seleção, que atua em dois importantes pilares para a operadora: a de relacionamento e a de conteúdo informativo. No primeiro caso, a ideia é que a partir das atividades propostas no portal e de sua integração com algumas das mais populares redes sociais – como Twitter, Orkut, Facebook, Flickr, YouTube – os torcedores possam se conectar a outros amantes do esporte e expressar suas opiniões aos participantes cadastrados e todo o universo web.

Já na parte de informação, para a cobertura da Copa do Mundo da África do Sul, a Vivo convoca blogueiros e jornalistas para levar as informações mais atualizadas, conteúdos exclusivos e notícias antecipadas, fotos e vídeos dos bastidores do Mundial, bem como do time brasileiro.

A produção contou com uma estrutura cinematográfica de 250 profissionais e mais de 500 pessoas no elenco. A exposição da Vivo ocorre por meio das placar publicitárias em torno do campo. Inteligentemente, a empresa decide escolher o futebol e o Pelé como protagonistas, deixando a marca aparecer como secundária para a história.

Também foram escalados alguns jogadores profissionais e vários ícones do esporte e do jornalismo brasileiro como Rivellino, Carlos Alberto Torres, Orlando Duarte e Osmar de Oliveira -, que sempre acompanharam a carreira de Pelé.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Vivo e o Gol 1284 de PeléAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

1 comentários:

  1. R.Teixeira says:

    Gui,
    Muito boa a homenagem, mais que isso emocionante! Vou replicá-la na Hora do Flush!
    Abs

Related Posts with Thumbnails