Mars cria ação retirando o logo de sua embalagem

Posted: 5 de julho de 2010 by Finho in Marcadores: , ,
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Dica do Tulipa


Nos dias de hoje, a escolha de um produto não passa somente pelos benefícios práticos que ele pode oferecer. Não é preciso ser um grande sábio para perceber que os consumidores de marcas como Apple e Harley são praticamente enfetiçados/seduzidos por uma série de fatores que transformam essas marcas em algo muito maior do que a simples soma de seus produtos e ativos.

Fora do país, existe uma marca de chocolates que possui uma grande influência no dia-a-dia dos consumidores. Assim como a Apple e a Harley, a lembrança dos chocolates Mars é tão forte que ele é considerado um ícone pop para algumas gerações. E, assim como o invólucro da Coca-Cola, a embalagem dos chocolates Mars também é inconfundível.

Visando a aproximação com o público jovem e a interação com uma experiência de marca completamente diferente, a empresa coordenou com sua agência, uma estratégia ativação de vendas muito interessante. Nos diversos pontos de venda, a marca passou a remover o logo das suas tradicionais embalagens pretas e oferecer um adesivo que continha todas as letras e sinais do alfabeto na fonte do logo da marca de chocolate.

Dessa maneira, o consumidor conseguia personalizar a embalagem com uma mensagem própria para mostrar ou presentear amigos e parentes. Vale ressaltar que apesar da palavra “Mars” não constar na embalagem, a cor e a presença da fonte peculiar faziam com que o consumidor automaticamente constatasse que se tratava de Mars.

Como resultado da ação, 24 mil adesivos-extra foram solicitados através do hotsite da campanha e após a execução da campanha, o Mars obteve um crescimento relevante tanto em número de vendas como em imagem. O número de jovens que citaram Mars como marca de preferência na categoria aumentou 15%.

O tomador de decisão que acredita que a sua empresa detém o controle total de suas marcas conta com um pensamento defasado. Atualmente, as marcas pertencem aos consumidores e eles podem adotá-las ou repudiá-las. O primeiro passo para a adoção é assumir que o seu consumidor tem o poder e explorar essa força ao máximo. A campanha na embalagem do Mars obteve uma tremenda repercussão nas redes sociais justamente por permitir que o consumidor abraçasse a marca e interagisse com ela.

Outro ponto notável foi a ousadia em criar algo diferente com o terreno sagrado das marcas: a embalagem. Enquanto o estrategista medíocre teria receio de alterar qualquer detalhe, o decisor genial conseguiu perceber que a embalagem do Mars é tão marcante, que ela consegue se diferenciar mesmo sem o logo.

Um excelente exemplo de ação na qual, os meios offline e online se complementam gerando uma interação tangível com a marca.

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1 comentários:

  1. Avz says:

    Retirar o logo é o ponto máximo da confiança que uma empresa pode ter em sua marca. Muito interessante também o retorno da ação: apesar dela ser justificável por si só, seus resultados lhe garantem ainda mais destaque.

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