Vivo e a internet em celulares pré-pagos

Posted: 20 de julho de 2010 by Finho in Marcadores: ,
0

Nos últimos anos, com o boom dos crediários, parcelas sem juros e uma economia um pouco mais estável, o Brasil viu as classes mais baixas ganharem força. Elas foram tema das principais publicações do país e muitas empresas passaram a vender para esse público-alvo.

Apesar disso, acredito que as fabricantes de celular e operadoras nunca trabalharam bem esse público. Temos milhares de opções no mercado, mas quase todas podem ser enquadradas nos moldes do celular pra rico, celular descoladinho/jovem e celular pra quem não tem grana.

O primeiro grupo contempla os smartphones com variados recursos e opções, o segundo geralmente conta com algum apelo como uma boa câmera ou a opção de vir com músicas e o terceiro é o mais simples que praticamente só serve pra realizar ligações telefonicas.

As pessoas amam dizer que o Brasil é o país onde existe mais de um celular por habitante e que o futuro da internet é mobile (via celulares), mas poucos se recordam que aproximandamente 80% da base dos aparelhos é pré-paga. Enquanto os novos smartphones trazem mil inovações para um público pequeno, os 80% de usuários pré-pagos tem que se contentar com celulares defasados.

Mas isso é meio óbvio já que as classes mais baixas não acessam à internet, certo?

Errado.

Ultimamente, temos visto um leve crescimento na penetração de internet nas classes mais baixas. Essas classes também passaram a frequentar redes sociais e sites de e-commerce. O marketing não admite mais segmentações rasas como o classe A+++ que é engajado em tecnologia e o E--- que não tem computador em casa.

Portanto, existe um grande descompasso entre a quantidade de pessoas de classes mais baixas na internet e a quantidade de aparelhos com preços mais acessíveis que possuam acesso à internet.

Existia.

A Vivo lançou recentemente a sua rede chamada Vivo On. Dentre vários conceitos interessantes, o que mais me chamou a atenção foi a existência do acesso à internet através de celulares pré-pago.

com a recarga simples de baixo valor, o cliente pré-pago da operadora pode enviar SMS ilimitado para outros clientes Vivo, ter acesso livre ao Orkut, Facebook, Twitter e também aos correios eletrônicos Hotmail e Gmail.

É um exemplo claro de oportunidade que era mal aproveitada. Tudo bem que produzir um smartphone pode ser vantajoso para uma empresa em diversos sentidos como a criação de uma imagem associada à tecnologia e a possibilidade de utilizar margens maiores de lucro.

Entretanto, ao oferecer internet móvel para pessoas que eram praticamente jogadas para escanteio por um mercado inteiro, a Vivo adota uma estratégia inteligente que deve acarretar em alto índice fidelização e lucros futuros.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Vivo e a internet em celulares pré-pagosAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails