Mesh - O portal dos sites colaborativos

Posted: 5 de agosto de 2010 by Finho in Marcadores: ,
0

Quando a internet surgiu há decadas atrás, existiam apenas alguns poucos sites a serem visitados. Com o domínio da linguagem, o aumento do número de usuários e a difusão de ferramentas simples de criação de sites, a quantidade de sites existentes na rede multiplicou-se rapidamente.

Surgiu então a necessidade de catalogar os endereços. Assim como as listas amarelas existem no mundo offline, os buscadores serviriam como referência para encontrar qualquer informação na internet.

É dificíl de acreditar, mas dois brasileiros ficaram milionários catalogando manualmente todos os endereços que encontravam. É isso mesmo! Os criadores do saudoso Cadê, registravam todos os endereços da web em um caderninho usando uma caneta.

Em 2004, já com o cadastro automático de sites, o Google surgiu para se tornar o buscador preferido de 10 entre 10 usuários de internet.

Atualmente, existe uma tendência que está invadindo o mundo de uma forma avassaladora. Trata-se da criação de um novo modelo de negócios que se baseia no poder coletivo. Esse modelo não enxerga simplesmente o indivíduo, mas sim, o poder que ele exerce quando está conectado em uma rede.

A criação coletiva também não esbarra nos limites de uma única indústria podendo ser utilizada em diversas áreas de negócio.

O problema até hoje era a inexistência de um site que agregasse todos esses empreendimentos como o Google faz com a internet de modo geral.

Como resposta para essa situação, foi desenvolvido o site Mesh. Ele pretende ser o maior diretório para negócios baseados em rede. Dentro do site existem empreendimentos como:

Relayrides: Empréstimo de veículos de pessoa para pessoa.
Profounder: Gerador de recursos para empresários de pequenos negócios.
Kisskissbankbank: Ferramenta voltada para geração de recursos para artistas e produtoras.
Sharezen : Sistema para administrar compartilhamento de aviões, barcos e casas.

Já escrevi sobre isso antes e creio que dificilmente os negócios do futuro serão similares aos existentes hoje. Estamos em um período de transição e a partir de agora, todo negócio deve considerar a influência de uma enorme rede em torno dos indivíduos que gera situações inéditas para a humanidade.

Caso você tenha coragem, visite o Mesh regularmente e adote uma ideia para o nosso país. Eu serei o primeiro a elogiar e divulgar.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Mesh - O portal dos sites colaborativosAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails