Seja você, mesmo que seja estranho

Posted: 17 de setembro de 2010 by Finho in Marcadores: ,
0

Nunca achei que eu fosse dedicar o título de um post à uma música da Pitty, mas poucas vezes senti que um título fosse tão adequado.

Durante minha época de estudante, me deparei com inúmeros exemplos de pessoas que eram metamorfoses ambulantes. Ainda que ter aquela velha opinião formada sobre tudo não seja o ideal, a mudança só é válida quando parte do interior; é motivada por algum auto-conhecimento que te leva a gostar de algo novo.

Dessa maneira, acho extremamente difícil que alguém goste de techno, funk, emo, black, música brasileira e sertanejo em um espaço tão curto de tempo.

Se hoje em dia, dificilmente encontramos pessoas que são fiéis às suas convicções, também podemos dizer que são poucas as marcas que tem algum tipo de respeito às suas origens e essência.

E se no mundo das pessoas, ter gostos estranhos em certos momentos da vida pode representar suícidio social, no mundo das empresas, poucos parecem reprimir marcas que afirmam coisas diferentes a todo momento.

Em outras palavras: Quais marcas que foram as primeiras a se importarem com o bem estar dos funcionários? Quais marcas foram as primeiras a se preocuparem com o fim dos recursos naturais antes que esse discurso entrasse em voga?

Quando uma pessoa assume um gosto por um simples modismo, na maioria das vezes o seu conteúdo é vazio. Em uma conversa de 30 minutos, conseguimos "desmascarar" um modista, pois naturalmente seu conhecimento sobre o tema é inferior ao de alguém que realmente seja apaixonado pelo assunto.

De forma análoga, é muito triste perceber que a maioria das empresas é modista em relação à tópicos tão importantes na nossa agenda, como a sustentabilidade por exemplo.

A sustentabilidade, na acepção do termo, também diz respeito ao bem estar dos seres vivos do planeta.

Portanto, não adianta investir milhões na preservação de algum recurso natural se a suas práticas de negociação e condução de negócios for baseada em uma lógica ditatorial. Também não adianta gritar para o mercado que se está plantando árvores para atenuar o aquecimento global, quando cientificamente não se sabe se essa atitude realmente ajuda o meio ambiente.

Algumas raras empresas conseguem adotar uma postura coerente com a visão dos seus líderes como é o caso da Natura e da Ben and Jerry. Essas empresas conduzem seus negócios de acordo com a filosofia dos seus líderes. Isso significa que, mesmo que você nao saiba, essas empresas aplicam sua visão à TODAS as etapas do seu negócio, interna e externamente.

Acima do lucro, as empresas se veem como responsáveis pelos seus atos e pela comunidade em torno delas. Isso fez com que a Natura restaurasse a reigão de Cajamar e a Ben and Jerry recusasse um acordo milionário com a Nabisco por não exnergá-la como uma empresa benfeitora.

Se alguma vez você já se distanciou de uma pessoa por não concordar com os seus valores ou não enxergar alguma essência em seu comportamento, procure fazer o mesmo com as empresas.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Seja você, mesmo que seja estranhoAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails