Batavo e a segmentação do público infantil

Posted: 4 de outubro de 2010 by Finho in Marcadores: ,
0

Sempre me interessei bastante pela comunicação voltada para o público infantil. Para quem gosta do tema, vale perceber a grande mudança ocorrida nas últimas decadas.

Inicialmente, as ações de comunicação reuniam o público de 0 a 14 em um mesmo conjunto de "crianças". Sob a ótica comportamental, este agrupamento é heterogêneo demais.

Uma criança de 2 anos pouco tem a ver com um pré-adolescente de 12. Na realidade, uma criança e um pré-adolescente possuem comportamentos praticamente opostos: Enquanto uma criança se diverte com brinquedos e jogos infantis, um pré-adolescente busca reprimir seu passado infantil e se diz preparado para a vida adulta.

Por isso, no mundo de hoje, o grupo de 0 a 14 anos foi segmentado em diversos sub-grupos com características peculiares.

Aproveitando-se dessa segmentação, a Brasil Foods criou um game online interativo para a marca Batavo dirigido os tweens (público de 8 a 14 anos). Os usuários são convidados a fazerem parte de uma banda de pop/rock utilizando o teclado como guitarra para tocar com a banda virtual.

O jogo está alinhado com o conceito "Tudo Agora" promovido pela marca e a Batavo ainda irá sortear 70 Nintendo Wii e viagens aos parques da Disney espalhados pela europa.

A Batavo acredita que os personagens da banda do jogo são a personificação do público consumidor do produto Batavito. Eles veem esse público como tecnológicos, multicanais, sempre em busca de uma turma e adoradores de música.

Esta campanha da Batavo pode servir de referência para outras marcas. A conquista e a manutenção público-alvo representam um dos maiores desafios das empresas. Uma das formas mais práticas de alcançar esse objetivo é partir de uma segmentação eficiente. Nesse caso específico, o grande mérito foi não tratar pré-adolescentes e adolescentes como crianças.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Batavo e a segmentação do público infantilAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails