Formato inovador promete aumentar a efetividade dos Banners

Posted: 5 de março de 2010 by Finho in Marcadores: , , , ,
0

Apesar do jeitinho de mais nova, a internet já conta com 15 primaveras e começa a se preparar para as responsabilidades da vida adulta. Os maiores desafios do meio se concentram na busca por um modelo publicitário que possa ser eficiente.

Apesar de algumas iniciativas inovadoras, principalmente por parte do Google, a escolha pelo banner estático no topo da Home acaba sendo a opção padrão para a maioria das empresas.

O banner estático apresenta vantagens e desvantagens. Por um lado, a produção do anúncio é relativamente simples e a inserção não costuma ser muito cara. Entretanto, os banners são em sua maioria pouco apelativos e funcionais. São dois grandes obstáculos: conduzir o usuário a clicar no anúncio e se certificar que a publicidade agrada ao usuário e condiz com a realidade do site para que ele permaneça por mais tempo na página.

Pensando nessas ideias, a Realmedia Latin America idealizou o opt-in banner. Quando o usuário acessa um determinado site, o banner oferece opções de indústrias como moda, educação, entretenimento, esporte e o internauta pode selecionar os temas pelos quais ele tem interesse. Na próxima vez que o usuário acessar o site, ele contará apenas com mensagens publicitárias relativas aos assuntos escolhidos.



O opt-in banner é o casamento ideal entre o consumidor (usuário) e o anunciante (site). O primeiro deve receber impactos publicitários mais dirigidos e por consequencia mais relevantes. Já os anunciantes terão uma chance de contornar os dois desafios citados acima. O formato deve ser mais apelativo para o usuário (que escolheu o assunto preferencial) e também pode mantê-lo por mais tempo no site. Por fim, o novo formato ainda deve minimizar o receio dos anunciantes investirem em banners sob a alegação de que eles "atingem todo mundo, mas impactam ninguém".

Novamente, trago um exemplo de ideia antiga que foi aperfeiçoada para corresponder às exigências da nossa nova realidade.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails