Adobe x Apple - Mais um capítulo da batalha sem fim

Posted: 14 de maio de 2010 by Finho in Marcadores: , , , , , ,
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Dica do Tulipa


Hoje pela manhã, os jornais estrangeiros The Financial Times e Wall Street Journal amanheceram com uma mensagem impactante de página inteira. O anúncio traz os dizeres "We Love Apple", mas de forma curiosa, a empresa responsável pela propaganda é a Adobe.

Além de mídia impressa, podemos enxergar a campanha que faz uma releitura do famoso jargão nova iorquino em sites renomados como o Wired e o TechCrunch. Através do anúncio, a Adobe também afirma que ama a criatividade, a inovação, os aplicativos, a internet, o flash, os seus desenvolvedores, a concorrência saudável, o touch screen, os projetos colaborativos, o HTLM5, todos os dispositivos e todas as plataformas. Já o que eles não amam é alguém tentar tirar a liberdade de escolher o que você pode criar, como você pode criar e o que você pode experimentar na web.

Esse promete ser mais um cápitulo na desgastante batalha entre a Apple e a Adobe, que foi iniciada quando Steve Jobs dediciu não incluir suporte para Flash primeiro nos IPhones e mais recentemente nos IPads.

É interessante notar como um anúncio composto basicamente por palavras em um fundo branco pode ser tão poderoso - é quase uma carta aberta aos internautas. Ao dizer em letras garrafais que ama a Apple, a Adobe age com nobreza reconhecendo a importância da sua rival para o campo da tecnologia. É justamente o erro que Jobs faz ao desmerecer a grandeza da Adobe perante os usuários de sua própria marca.

Além disso, ao listar os ítens que ama, a Adobe faz uma jogada sensacional: ela se coloca quase como um usuário, ao lado dos que buscam o progresso da web e deixa subentendido que existe alguma força que está tentando impedir o progresso.

Sou extremamente parcial nessa briga, tendendo completamente para o lado da Adobe. A afirmação de Steve Jobs de que o Flash causa problemas técnicos é inaceitável, pois é claro que se trata de uma disputa política em busca do poder e do monopólio. A internet é um meio reconhecidamente colaborativo, aberto e dotado de liberdade. A postura da Apple de querer controlar seus desenvolvedores, plataformas, aplicativos é arrogante e pode desacelerar a evolução natural do meio.

1 comentários:

  1. Avz says:

    A Apple aliou seu pioneirismo à descoberta de que os usuários valorizam o design, a marca e a navegabilidade. Ao se tornar o padrão e conquistar diversos desenvolvedores (de aplicativos), ela começa a jogar pesado, banindo o Flash, vendendo celulares bloqueados, etc. É a mesma estratégia que a empresa usou no início dos computadores pessoais, só que dessa vez parece que dá certo.
    O desafio dos concorrentes é fazer uma plataforma aberta que forneça vantagens aos usuários que uma fechada não consiga, já que adotar o mesmo caminho da Apple (e, por exemplo, fechar o Google, GoogleMaps, etc para os usuários de IPhone) parece estar fora de questão.

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