Search ou Social - Onde investir na internet?

Posted: 17 de maio de 2010 by Finho in Marcadores: , ,
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Felizmente, nos dias de hoje, a maioria das empresas já está se atentando para a necessidade de investir em internet. Entretanto, ainda não são muitos os tomadores de decisões capazes de diferenciar um investimento em mídias sociais de um investimento em search marketing. Genericamente, ambos são chamados de "investimento em internet" e independente das peculiaridades de cada investimento, os tomadores de decisão só pensam no show me the money.

Isso acaba se tornando um problema grave porque, por desconhecer os objetivos do social ou do search, os tomadores de decisão podem ter suas expectativas norteadas por premissas erradas. Quando sua empresa decide investir em internet e não pode escolher ambos, por qual ela deve optar? Vamos conhecer um pouco de search e social.

Search
O investimento em search marketing consiste fundamentalmente em deixar o seu site mais "encontrável" para os mecanismos de busca. Isso inclui: Escolher um endereço impactante, escolher um título diferenciado, utilizar palavras de interesse dentro dos seus textos entre outras tarefas que são denominadas Search Engine Optimization (SEO). Lembre-se que quem alavanca o seu site é um robô e não uma pessoa e portanto, elementos em flash, imagens carregadas entre outros recursos podem prejudicar essa meta.

Outra opção mais dispendiosa é a compra de links patrocinados ou Adwords. Atenção: Não é possível burlar o Google para que o seu site apareça no topo. Os sites que aparecem no topo das buscas são sempre os que foram mais clicados quando aquele termo específico foi procurado, independendo se o site pagou ou não. A partir da compra de Adwords ou Links patrocinados, o Google oferece um destaque para o seu site, o que eventualmente pode acarretar em mais cliques. E quanto mais cliques, melhor será o colocação do seu site.

Nas figuras abaixo, temos um exemplo do funcionamento das buscas no Google. No primeiro caso, o site mais clicado para o termo futebol é o Globoesporte.com e ele aparece em primeiro, apesar de não utilizar links patrocinados (quadrado vermelho). Já a Skol, Nike e a Sky investem em links patrocinados e aparecem na direita (quadrado azul). Na segunda figura, os três primeiros sites são os mais clicados para o termo “SEO” e também investem em links patrocinados. Nesse caso, o Google oferece um destaque extra para o site.


Portanto, o investimento em search é de médio e longo prazo. Não adianta esperar que o seu site receba milhares de cliques a mais em pouco tempo, apenas porque você tem dinheiro. Primeiro, reorganize o seu site pensando em SEO, depois invista em Adwords e Links Patrocinados. Por fim, espere um aumento gradual de visitantes, que terão um contato mais proveitoso com o seu novo site. Se o trabalho for contínuo e bem feito, deverá gerar retorno.

Social
O investimento em social tem uma finalidade diferente em relação ao search. É um ambiente menos institucional, onde sua empresa pode experimentar, testar e oferecer conteúdo diverisficado como descontos exclusivos, vídeos, aplicativos entre outros na tentativa de engajar o consumidor. Enquanto o search tenta fisgar o visitante e levá-lo a conhecer o seu site, o social busca formar uma rede em torno do público-alvo, pessoas que gostam da sua marca, que podem oferecer e querem receber. É um ambiente de diálogo e de interação que capta o leitor em um momento de diversão. Por isso, a marca tem maior possibilidade de cativar o consumidor a partir de uma mensagem impactante e lúdica.

O social tem a característica de um avalanche. De uma hora para outra, o seu perfil na rede social pode receber um número inacreditável de visitantes, pois nas redes sociais, o boca-a-boca ocorre com uma velocidade muito alta. O lado negativo é que se o seu perfil não for abastecido, atualizado e cativante, os seus fãs podem facilmente perder o interesse ou migrar para outra marca.

Em suma, sua empresa deve considerar o seu tamanho, as suas intenções e o seu posicionamento. Não adianta entrar em redes sociais apenas com um discurso vendedor ou investir em Search sem ter um site institucional interessante. Quando sua empresa é pequena, não tem uma identidade muito definida ou não pode disponibilizar uma área para cuidar de internet, concentre seu dinheiro em Search para fazer com que mais usuários conhecem o seu site a médio e longo prazo e isso gere um retorno nas vendas. Se for investir em social, reúna uma equipe exclusiva para essa atividade e tenha um site interessante por trás, para que o interesse gerado nas midias sociais não se torne efêmero.

Se a sua empresa já é procurada na internet, tem um tamanho considerável e consumidores interessados, opte pelo social .Construa um página no Facebook e ofereça algo a mais para os seus seguidores, interaja com eles, procure entender o que eles desejam, converse, peça feedback. O envolvimento de uma marca com os seus seguidores cria um relacionamento duradouro e mais difícil de ser rompido.

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