Como direcionar a busca pelo seu nome no Google

Posted: 3 de maio de 2010 by Finho in Marcadores: , , ,
3

Hoje em dia, o mercado de buscas tem um líder inquestionável. Em uma rápida ascenção, o Google se tornou o queridinho de grande parte dos usuários da web e o seu método de busca está próximo do ideal. O sistema que privilegia os sites com o maior números de cliques acaba funcionando na maioria das vezes e o usuário geralmente encontra rapidamente o que busca.

Nesse darwinismo tecnológico, os sites que possuem o maior número de acessos tem cada vez mais chances de serem clicados e os sites que possuem o menor número de acessos, tem cada vez menos chances de aparecer. Além disso, os sites que aparecem no topo do ranking são mais vistos com bons olhos pelos internautas, ou ao menos, são vistos pelos internautas.

Além de empresas, produtos, marcas e serviços, costumamos buscar nomes pessoais no Google. Se inicialmente o ato era um hábito de desocupados ou curiosos acerca de um pretendente, atualmente a prática é bastante comum e não se restringe à fins pessoais. Se você acha que em uma entrevista de emprego, o selecionador não irá visitar o seu perfil nas redes sociais ou escrever o seu nome no Google, pense de novo.

Pensando principalmente no lado profissional das buscas e visando o estabelecimento de uma verdadeira identidade virtual, o site Vizibility oferece um serviço inusitado. O usuário consegue visualizar quais resultados aparecem quando você busca o seu próprio nome e a partir daí, ele pode filtrar o que mais lhe agrada, retirando os resultados em que o nome aparece de forma constrangedora.

A partir daí, o site gera um botão "Google Me" que ao ser clicado, apresenta apenas os resultados pré-selecionados pelo usuário. Esse botão pode ser adicionado em qualquer lugar da web, como sites pessoais, redes sociais profissionais entre outros.

Apenas para esclarecer: Esses resultados não serão efetivamente retirados da busca oficial no Google, mas não aparecerão na busca do botão "Google Me".

Fico bastante receoso perante a esse serviço oferecido pelo Vizibility. Por um lado, acho maravilhosa a ideia da criação de um botão que remeta à uma busca específica. Sempre quis ter um Google Me!. Em contrapartida, não sou muito fã da ideia de você poder controlar os resultados oriundos da busca em seu nome. Em primeiro lugar, essa atitude vai em uma direção completamente oposta à busca orgânica do Google explicada no segundo paragráfo desse post; é como se ferisse a essência do Google. Se a busca mais popular contendo o seu nome é: Eu odeio (seu nome), isso deve dizer algo sobre você e os outros tem o direito de saber isso.

Complementando essa ideia, a sua identidade, seja ela real ou virtual, é formada por uma série de características negativas e positivas. Se todo mundo usar o serviço, ninguém acreditará nas buscas resultantes do botão Google Me, pois saberemos que trata-se de uma busca bastante enviesada. Por sinal, se você é uma empresa ou pessoa, preste atenção nas suas qualidades negativas, reflita sobre elas e tente evoluir. Não tente milgarosamente apagar tudo o que falam de você.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Como direcionar a busca pelo seu nome no GoogleAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

3 comentários:

  1. Avz says:

    O GoogleMe! é como um campo "About me" de uma entrevista (só que mais original, mais estiloso), ou seja, ninguém vai lê-lo como se fosse uma descrição fiel do que é a pessoa, mas sim do que ela gosta de ressaltar sobre si mesma.

    Claro que pra isso precisa ficar claro para quem lê o que é o GoogleMe!, caso contrário parece enganação.

  1. AP Lomonaco says:

    Não acho que uma empresa optaria pela busca organica...o Google Me! é mais para adicionar a um blog pessoal, site, de forma a selecionar textos e dados que o autor desejam que o outro tomem conhecimento.

  1. AP Lomonaco says:

    Opa...escrevi errado. eu acho que uma empresa optaria pela busca organica... n o Google Me! Esse, por sua vez, é mais para adicionar a um blog pessoal, site, de forma a selecionar textos e dados que o autor desejam que o outro tomem conhecimento.

Related Posts with Thumbnails