Vulcão ensina a precificar na internet

Posted: 3 de maio de 2010 by Avz in Marcadores: , , , , , , , , , , , ,
0

Ao tentar vender no meio digital, produtores sempre encontraram certa resistência dos consumidores em desembolsar por aquilo que provavelmente pagariam numa loja ou na rua. Versões com menos funcionalidades, data para expirarem ou com propagandas são tentativas de eficácia duvidosa para alavancar a venda de jogos, programas, assinaturas de site, etc. A situação aparentemente melhorou com os aplicativos de telefone celular, mercado no qual os produtores perceberam que podiam cobrar pouco e ganhar na quantidade.

Sob esse cenário o mercado de livros e publicações chega ao meio digital, tanto pelos celulares quanto pelos e-readers (Kindle, Ipad, etc). E, apesar de ainda contar com pouquíssimos usuários, uma certeza inesperada vem à tona: preços radicalmente diferentes serão cobrados por conteúdos idênticos. Um exemplo interessante é o da Lonely Planet, editora de guias de viagem.

Como mostra a reportagem da TechCrunch (http://tcrn.ch/ckr7zz), o guia de cada cidade era vendido a US$ 16,00 através de aplicativos de Iphone, o que fazia sentido, uma vez que o conteúdo é o mesmo daquele vendido nas livrarias e ainda há mobilidade e uma eventual facilidade de conexão com mapas. Mesmo competindo com empresas de baixo preço, a empresa acreditava que seu conteúdo era diferenciado e, de fato, os guias vendiam relativamente bem e os diretores estavam contentes com o desempenho digital de seus produtos.

Quando o vulcão islandês entrou em erupção, a empresa decidiu dar de graça os guias de algumas cidades, de forma a ajudar turistas que se viram obrigados a ficar longe de casa. Ao analisar o resultado de sua ação, a Lonely Planet percebeu que sua receita cresceu no período em questão, porque muitos turistas que baixaram os aplicativos grátis também compraram outros, pelos quais se cobrava. A decisão, então, foi baixar o preço de seus guias online: pelas cidades européias passou a ser cobrado US$ 6,00 e o preço do aplicativo para Ipad foi de US$ 20,00 para US$ 8,00.

Se compararmos o preço online atual com o dos guias físicos (algo entre US$ 15,00 e US$ 20,00 na Amazon), percebemos que o vulcão ensinou algo inesperado para a Lonely Planet e sinalizou um possível caminho para todo o mercado.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Vulcão ensina a precificar na internetAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails