Dois Hotsites Exemplares - Camper e Neosaldina

Posted: 22 de junho de 2010 by Finho in Marcadores: , , , , ,
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Agradecimento ao meu pai por ter sugerido a pauta desse post


Os hotsites representam uma ferramenta bastante interessante para a fomentação de uma ideia. Eles deve ser construídos de forma bem diferente do que sites normais.

Um site normal geralmente deve se preocupar em apresentar uma empresa ou produto de modo tradicional. Isso quer dizer que a página deve ter uma navegabilidade simples e eficiente, os menus devem ser claros e de fácil compreensão e deve existir uma busca prática. Dependendo da empresa ou serviço, a página pode conter também algum mecanismo de e-commerce para comercializar os produtos a partir do próprio site.

Por outro lado, os hotsites podem se permitir um pouco mais de ousadia. A primeira grande diferença aparece no endereço: Enquanto um site normal tem uma URL nos moldes de www.nomedaempresa.com.br, os hotsites tem um formato de www.ideiaqueeuqueropassar.com.br. Eles não precisam ser extremamente navegáveis e podem abrir espaço para imaginação, para o lúdico e para o entretenimento do usuário. Em um hotsite, um clique do mouse pode oferecer uma suspresa, um som, algo inesperado. É um espaço de descontração, onde o internauta pode interagir com todos os elementos que estão dispostos na tela. É uma visão bastante distinta de um site institucional, na qual um clique sempre leva para outra página semelhante.

À luz dessa breve explicação, podemos entender os hotsites como excelentes meios para propagar um conceito, uma imagem, uma visão e difundir a essência de uma marca. Nesse ambiente, parte-se do princípio que estamos lidando com um usuário mais vivenciado, que já está apto a receber estímulos diferentes e a empresa pode explorar essa característica para aproximar-se do coração dos consumidores, prospects ou apenas curiosos. Os hotsites servem mais para construir a imagem de marca do que para vender produtos.

A seguir, listo dois belos exemplos de hotsites que partem do mesmo principio de interação e imaginação das marcas Camper e Neosaldina.

Camper - O hotsite Bank of Imagination da marca estrangeira de sapatos Camper é completamente lúdico. Ele abusa de cores, sons e movimentos para criar um espaço agradável e quase infantil. A ideia da página é convidar os usuários a imaginarem algo, completando a frase "imagine que...". Essas frases aparecem na forma de quadrados coloridos, de modo que quando um usuário adiciona um devaneio, suas palavras ficam expostas a todas as pessoas que acessam o site. Vale reparar que o logotipo da Camper aparece de forma muito discreta; Se no site da Camper, a empresa vende sapatos, no Bank of Imagination, ela comercializa imaginação e sonhos.

Neosaldina - O exemplo brazuca também é notável. Primeiramente, gostaria de parabenizar a Neosaldina e a Agência Santa Clara pela iniciativa de tentar criar algo diferente em um mercado carente de criatividade. Assim como o hotsite da Camper, o Prabemlonge é repleto de músicas e movimento e também apresenta a marca Neosaldina de forma tímida. A ideia nesse caso é que as pessoas enviem os seus problemas para bem longe. Quando uma pessoa envia um problema, podemos presenciar uma animação do seu problema sendo escrito em uma folha de papel e amarrado a um balão. Esse hotsite é muito interessante porque ele aborda uma questão chata (dor de cabeça) de maneira leve e irreverente que miniminiza a intensidade da dor. Ou seja, a própria existência do site está totalmente interligada com os benefícios oferecidos pelo produto.

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3 comentários:

  1. Anônimo says:

    TLDR - Too long, didn't read.

    Texto longo, enrolado e chato.

  1. A. Marcos says:

    Texto interessantíssimo.
    Claro e objetivo.
    Porém, a julgar pela crítica anônima, deve ser desinteressante para aqueles cujo hábito da leitura não ultrapassa o de 50 caracteres.
    Coisas da vida moderna...
    De todo modo, parabéns pelo post.

  1. Finho says:

    Obrigado A.Marcos e Anônimo. Todas as críticas visando o aperfeiçoamento dos posts devem ser levadas em conta.

    Eu sempre busco escrever demonstrando a usabilidade/potencialidade de uma ferramenta de marketing e ilustrando a ideia com exemplos práticos. Acredito que dessa forma, o texto pode ficar acessível tanto para os que querem ler tudo ou para os que apenas querem clicar nos links e ver/testar os exemplos.

    Continuem lendo o Rebuscando e principalmente, comentando.

    Abs!

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