Comprando produtos pelo preço de um tweet

Posted: 23 de junho de 2010 by Finho in Marcadores: , ,
0

Ainda não existem métricas oficiais para medir o valor de uma rede de contatos online. A primeira tentativa "oficial" nesse sentido, foi a criação da famosa campanha Whooper Sacrifice, que convocava os usuários do Facebook a se desfazerem de 10 amizades virtuais para ganhar um Whooper no Burger King. A partir dessa ação, estabeleceu-se que o valor de cada amigo no Facebook seria igual ao preço de um Whooper / 10, que resulta em algo como 55 centavos de dólar.

Apesar da lógica interessante, o exemplo serve mais com uma brincadeira e o fato é que ainda não contamos com um mecanismo formal para a associação entre um bem físico real e uma moeda virtual. Apesar disso, não restam dúvidas de que a divulgação de um produto/serviço via redes sociais podem ser ainda mais efecientes do que o uso das midias tradicionais. Considerando essas duas premissas, temos um grande problema: Possuímos uma ferramenta muito poderosa de comunicação em nossas mãos, as redes sociais, mas não sabemos quanto ela vale.

Buscando a solução desse problema, o Pay with a Tweet permite que os usuários comercializem as suas mercadorias virtuais como livros em pdf, músicas em mp3, trailers de filmes entre outros em troca de um tweet ao invés de dinheiro.

Desenvolvido pela empresa anglo-alemã Innovative Thunder, o Pay With a Tweet se diz "o primeiro sistema de pagamento social onde as pessoas pagam com o valor de suas redes sociais". A nova mecânica funciona da seguinte maneira: Os vendedores escrevem um tweet padrão no site do Pay With a Tweet contendo o link para o site da empresa vendedora, o link para download e um pequeno texto teaser do produto. Os compradores então, simplesmente replicam esse tweet criado pela empresa vendedora para toda sua rede e recebem o produto em troca.

O impacto do anúncio tradicional vem desaparecendo já há algum tempo e iniciativas como essas são válidas por tentarem criar algum valor mais palpável para as redes de contatos online de cada individuo. Além disso, trata-se de uma troca bastante interessante já que a negociação não envolve dinheiro e agregam valor para ambas as partes:

Empresa
Consegue criar um viral utilizando-se dos tweets dos vários usuários que baixaram seu produto virtual e consequentemente o distribui gratuitamente para muitos internautas gerando boca-a-boca. Vale ressaltar que se a empresa ignorasse essa possibilidade, provavelmente o produto virtual (seja ele um mp3, um livro, ou um filme) estaria disponível para download mesmo assim.

Comprador
Recebe um produto virtual pelo simples preço de ter que postar um tweet promocional. Algo que definitivamente não é muito custoso para nenhum usuário de internet.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Comprando produtos pelo preço de um tweetAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails