Mais do Mesmo em um processo de Trainee

Posted: 27 de julho de 2010 by Finho in Marcadores: , , ,
1

Dica do Lucas Arabão

Há quase um ano atrás, escrevi sobre o processo de Trainee bastante diferente, que mais tarde descobri ser conduzido pela empresa Natura em parceria com a Across. O que mais me chamou a atenção na ocasião, foi a percepção da Natura de que os processos seletivos haviam se tornado muito similares de modo que os jovens acabaram por perder a identificação com as empresas que estavam oferecendo vagas de Trainee.

Em uma estratégia inteligente, a Natura omitiu o nome da empresa nas primeiras etapas do processo gerando dois fatores positivos.
·Curiosidade
·Interesse pelos valores da empresa (ao invés da possibilidade de conseguir uma carreira relâmpago ou um salário alto).

Eis que mais de um ano depois do processo da Natura, eu me deparo com um hotsite chamado Do que você é feito. Montado com um vídeo bem produzido e com possibilidade de fácil divulgação em redes sociais, o site apresenta EXATAMENTE a mesma ideia do que o processo da Natura.

Eu não consigo entender como uma ideia dessas pode ter surgido. Será que foi a consultoria de RH que sugeriu o mesmo processo que funcionou há um ano atrás ou foi a própria empresa que solicitou que a consultoria implantasse o processo mesmo sabendo que a ideia já havia sido realizada?

Será que não passou pela cabeça dos criadores do processo que ao copiar descaradamente um projeto anterior, a vontade de vender a empresa como inovadora e vanguardista pode ir totalmente por água abaixo?

Fazendo um paralelo com o mundo do marketing, nunca me esqueço de um ensinamento valioso de Al Ries, mestre do posicionamento. Ele diz que quando você não é o líder de mercado, você deve ser excelente no ponto em que a líder peca. Portanto, se a Coca afirma que ela tem tradição, a Pepsi provoca dizendo que tradição é coisa de velho e a sua bebida pertence à nova geração. Se um banco se orgulha de ser multinacional, o HSBC confima sua posição de respeito as peculiaridades locais e assim por diante.

Fica a dica para os postulantes ao cargo de Trainee.

Eu costumo dizer que o processo seletivo é uma pequena amostra de como a empresa trabalha no seu dia-a-dia. Como a Natura nos ensinou, vale a pena refletir sobre os valores de uma companhia antes de prestar qualquer processo seletivo. Independente de qual for a marca por trás do hotsite, ela já conta com o meu desapreço.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Mais do Mesmo em um processo de TraineeAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

1 comentários:

  1. Lukappaz says:

    Eu teria mais do que obrigação de comentar nesse post.
    Não acho que realmente seja uma cópia de um projeto, mas a continuidade de uma maneira de ser feita.
    Não sabemos o resultado da Natura, se ocorreu bem ou não e se foi efetivo na contratação de "Top profissioanis", mas sabemos que foi muito concorrido, apreciado e pessoas elogiaram a nova maneira de se fazer uma coisa tão exaustiva que é um processo de seleção.
    Espero que na verdade a Natura tenha servido de exemplo e de inspiração, sendo que as empresas façam processos inteligentes e construtivos. Ok, sei que muitos pensam que seria muito mais fácil se pegassem os candidatos, levassem pro diretor e ele falasse "não fui com sua cara. tchau. nem com a sua. nem com a sua. gostei de você, tá contratado. Mas o ser humano não é simples, e trabalhar com eles, menos ainda. Por isso temos essas criteriosas, trabalhosas e muitas vezes chatas maneiras de selecionar candidatos.
    Eu não confio muito em psicologia, acredito muito em comportamentalismo, por isso acho q cada um devia ficar pelo menos um mes na vaga, e o que fazer direito tudo tá contrado... ai ai.. utopia.

Related Posts with Thumbnails