Ford e a Arte

Posted: 23 de julho de 2010 by Finho in Marcadores: , ,
0

Para promover uma maior sinergia entre a marca e o slogan "Viva o Novo", a Ford apostou em uma estratégia interessante.

A confecção de materiais de ponto de venda como folhetos, catálogos e posteres ficou a cargo de estúdios e artistas que estão se destacando na cena ilustrativa como Doug Alves, Leo Gibran, Studio 6B, Gil Brog, Julius Ohta, Gelmi Studio, Studio Kakofonia.

As peças produzidas são referentes aos carros de 2010/2011 e trazem consigo todo o simbolismo que permeia o conceito de cada automóvel. De forma lúdica, os materiais ajudam o consumidor a entender a sua necessidade e escolher entre um modelo mais aventureiro, urbano, utilitário, economico ou que se caracterize por outro aspecto.

Os desenhos do Ecosport por exemplo apresentam traços fortes em um cenário de viagem e aventura, com ícones como cachoeira, montanha e esportes, como canoagem, com alguns detalhes em vermelho para destacar a cena. Já para o Fiesta Hatch, Julius Ohta criou um cenário urbano moderno, com visual noturno, onde ilustrações de jovens transitam ao redor do veículo.

Essa criação ousada da Ford/Wunderman me parece extremamente atrante por dois motivos principais.

Primeiro porque a marca compreendeu que independentemente da escolha do canal, o mais importante é entregar conteúdo ao consumidor. Em um mar de peças similares, a entrega de folhetos e catalogos criativos e artísticos definitivamente deve cativar o consumidor.

Além disso, existe um discurso bastante enviesado que afirma que compras de alto valor são realizadas apenas de forma racional. Isso não é verdade.

TODAS as aquisições de produto tocam no emocional do consumidor e muitas vezes, ele não consegue entender racionalmente os benefícios de um produto. Por isso, ao mesclar ilustrações únicas e específicas de cada modelo, a Ford consegue demonstrar as vantagens e diferenças de cada carro de forma clara para o consumidor. E essa estratégia funciona bem, mesmo para produtos com valores mais altos.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Ford e a ArteAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails